corra da dor |
A história de que é preciso sentir dor para conseguir melhorar o desempenho está completamente equivocada,já que essa sensação após os exercícios físicos pode significar lesões crônicas. O cansaço,fadiga e câimbras são comuns,mas a dor não. A dor pode estar associada a uma lesão do sistema musculo-esquelético e sua causa deve ser interrompida. Esse tipo de sintoma geralmente é o alerta para uma lesão orgânica e não apenas um momento funcional do sistema locomotor.
Vamos ficar atentos a esses sinais:
Cansaço-Sensação agradável desfrutada pelo corredor após o treino,com duração de algumas horas. No dia seguinte, o atleta sente-se normal e estará apto a reiniciar seu treino sem nenhuma limitação.
Fadiga-Cansaço que aparece durante o treino e que leva muitas horas para desaparecer. Representa o acúmulo de ácido lático nas fibras musculares geralmente por falta de preparo para aquela prova. Não representa lesões e após alguns dias o esportista volta ao normal.
Câimbra-Representa a dor que aparece durante o esporte ou no repouso e é uma contração involuntária de um grupo de músculos.
Dor-Aparece no momento em que há de fato uma lesão dos músculos, tendões ou ligamentos. Nesse caso, há alterações da estrutura do tecido com inchaço,lesões parciais ou roturas completas.
Normalmente todos os esportistas convivem com algum tipo de dor, a diferença é quando sabemos que a dor não é comum(dor de um treino mais forte ou algum exercício diferente).Devemos conhecer o próprio limite e saber a hora de parar,as vezes é melhor parar de treinar uma semana do que deixar a lesão tomar dimensões maiores e ter que interromper o treino durante 1 mês.
Corra da dor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário